sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Visita ao Paço dos Duques



Visita ao Paço dos Duques


No dia 7 de Dezembro fomos ao Paço dos Duques, com meninos de outra escola.
            Quando entramos, um senhor chamado Carlos disse-nos que seria o nosso guia.
             Ele contou-nos que os tapetes que se punham nas paredes, se chamavam tapeçarias e que serviam para registar factos históricos e que as mesmas também se usavam para tornar os salões           mais quentes.                                                
 A seguir disse que há 600 anos, os homens usavam armaduras que pesavam cerca de 50 quilos e que andavam com espadas que pesavam quase 3 quilos e que isso era possível porque eles desde pequenos se treinavam para a guerra, adquirindo muita  força.
A sala de jantar tinha umas mesas que se podiam levantar para colocar noutro sítio e assim nasceu a expressão “Levantar a mesa”. Mas como nessa altura não havia pratos eles pegavam na broa, tiravam a parte de baixo e usavam-na como prato. A sua bebida preferida era uma mistura de água, vinho e mel.
Fomos para uma capela com belos vitrais onde estavam representados D. Afonso, 1º Duque de Bragança, a sua mulher e Nuno Álvares Pereira.
De seguida fomos visitar um quarto de mulher, onde o guia nos contou a história do “Aí vai água!”. Visitamos um quarto de homem onde havia um retrato de D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão. O guia também nos contou a história da origem do “Chá das cinco” na Inglaterra.
Gostei da viagem, porque aprendemos muito sobre a história de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário