sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PAÇO DOS DUQUES

Espanto geral perante a estátua de D Afonso Henriques

Dia 17, Quarta-feira saímos da escola pelas 9.15h para irmos ao Paços dos Duques em Guimarães. Quando chegámos, foi-nos apresentado um senhor, chamado Carlos, que nos guiou pelo resto da nossa visita.
O Carlos começou por dizer que o paço dos Duques foi mandado construir pelo D. Afonso que era casado com D. Constança que tinha apenas 16 anos.
A primeira sala que visitámos foi a sala dos Paços Perdidos, que era onde as pessoas esperavam para falar com o D. Afonso. A sala a seguir foi a sala de jantar, onde fiquei a saber que eles limpavam as mãos aos cães, e que comiam sem pratos. A outra sala era a sala das armas onde havia armas e também facas que serviam para caçar e para comer. Por fim vimos o quarto de D. Catarina que tinha uma cama pequena, porque eles dormiam sentados. Fiquei a saber uma coisa muito engraçada: que eles faziam chichi num pote e depois gritavam 3 vezes “água vai” e depois despejavam a água pela janela!
Ainda fomos ver uma capela muito interessante. A seguir fomos ao castelo, só ver.
Gostei muito desta visita porque vi objectos únicos.                                          Carolina

Ele (Carlos) explicou-nos muita coisa, como por exemplo: quem viveu e mandou fazer o Paço dos Duques (foi D. Afonso, primeiro Duque de Bragança), por que o mandou construir (pela D. Catarina, segunda esposa dele), porque é que dormiam sentados (por um lado porque pensavam que estar deitados, era a posição da morte, por outro porque comiam muito e depois sentiam-se mal). Havia um tecto ao contrário que parecia um barco; no quarto de D. Catarina havia uma cama muito pequena; quando se queria fazer as necessidades, fazia-se num pote e depois gritava-se “água vai” três vezes e atiravam-se as imundices pela janela …
Quando a visita terminou, lanchámos. Saímos de lá e fomos ao museu das Armas de Cidadela e ao Castelo. De tarde, fomos à Citânia de Briteiros.
Adorei este dia e achei que esta visita foi muito divertida e fiquei a saber mais sobre “História”.                                                                                                                       Guilherme

Guiados pelo Carlos, excelente comunicador.

À saída da capela, no Paço dos Duques

Dentro do Castelo

No dia 17, às 14h00m, a seguir à visita ao Paço dos Duques, fomos à Citânia de Briteiros, que era uma aldeia em que o povo autóctone era celtibero.
O autocarro foi conduzido por o Sr. Machado que foi mandado pela Câmara de Municipal de Braga.
Quando lá chegamos tivemos de subir um pequeno monte onde encontramos um edifício onde a nossa professora, Alexandrina Carvalho, pagou para fazer uma visita com o Dr. José com o curso de arqueólogo. Então saímos do edifício pequeno. Na outra ponta tivemos de descer umas escadas, virámos à direita e começámos a subir o monte cheio de pedras.
Subimos, até que encontrámos um sítio onde havia uma paisagem linda! O José disse que lá em baixo passava o rio Ave. Continuámos a andar, até que parámos e o José explicou que o povo arranjava mecanismos para a água circular e ao mesmo tempo apontou para uns regos.
Depois continuámos a subir o monte e chegámos a umas casas que eram as únicas que tinham telhado (porque foram reconstruídas). Disse-nos que Martins Sarmento, era um grande arqueólogo do século XIX (em 1875) que descobriu as ruínas da Citânia de Briteiros.
Continuámos a andar e fomos dar a uma casa circular, espaçosa onde o povo se reunia. Acabada a visita, o José disse-nos que havia um Museu sobre o Martins Sarmento, o Museu da Cultura Castreja. Decidimos ir conhecer. Lá, vimos onde ele trabalhava, vimos os seus livros e principalmente vimos vestígios feitos de barro. Num sítio vimos uma pedra enorme que pesava 7 toneladas.
De seguida subimos para o autocarro e voltámos para a escola.Aprendi muito sobre a Citânia de Briteiros e sobre o Martins Sarmento.                                                                             Vicente

Subida íngreme, numa área de 24 hectares.

No topo do monte, com casas recuperadas!

... Aí havia casas/castros destruídos, onde antigamente os povos viviam.
Os primeiros povos a habitar aí foram os Celtiberos.
No chão havia muitas bolotas que os povos antigamente usavam para fazer farinha e pão (pão de bolotas) nas mós que lá havia.
Lá havia uma capela e numa pedra tinha um pé marcado, que os povos lá o tinham marcado.
Os povos mandavam a água por uma conduta para chegar às casas, mais rapidamente.
De seguida fomos ao Museu da Cultura Castreja, que fazia parte da Citânia e lá havia um pedra antiga que pesa de 7mil quilos, que fez parte do balneário da Citânia!
Adorei esta aventura e espero que aconteçam muitas mais aventuras.          Ana Paula

Pose, junto de uma pedra "de peso"!