terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

 
As turmas do 2ºE e  2ºD do Centro Escolar de Ponte Pedrinha, comemoraram o Dia Mundial da Alimentação de um modo muito especial e divertido!
Iniciámos o dia a conversar com as nossas professoras acerca da importância de termos uma alimentação equilibrada e trazermos para a escola lanches saudáveis.
De seguida, elaborámos a receita de um pão que fizemos numa máquina especial.
O pão demorou três horas a fazer e fizemos também sumo de laranja natural.
À hora do lanche da tarde, finalmente pudemos provar o nosso delicioso pãozinho acompanhado do sumo de laranja cheinho de vitamina C.
Para finalizar o Dia da Alimentação, lemos um belo poema acerca do pão e construímos um poema acerca da fome pelo mundo, a que demos o título de “Um dia sem fome”.
Adorámos o nosso lanche e neste dia aprendemos muitas coisas novas!














   
   

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Semana da Alimentação - 4.º ano

Na Semana da Alimentação os alunos do 4º ano fizeram uma pesquisa sobre a alimentação saudável e descobriram que a Dieta Mediterrânica foi considerada, a 4 de dezembro de 2013, Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Dieta tem origem no termo grego “daíata”,significa estilo de vida. Não é apenas um padrão alimentar, é uma forma de ver, pensar e agir que influenciou o planeta.

O conceito de dieta mediterrânica foi introduzido em 1993 pela Oldways, pela Escola de Saúde Pública de Harvard e pela Organização Mundial de Saúde. Baseia-se num conjunto de tradições alimentares de países do mediterrânico, como a Grécia, Itália, Espanha e Portugal. Esta dieta inclui, essencialmente:

> Azeitonas e azeite
> Grãos inteiros, especialmente em pães e cereais em vez de massas
> Muito pouca carne vermelha
> Aves, peixe e mariscos
> Queijos, mas pouco leite
> Bastantes vegetais
> Legumes e frutos secos
> Vinho tinto

As pessoas que vivem nesta área do mediterrânico tendem a comer alimentos ricos em gordura (essencialmente azeite), em fibras e antioxidantes derivados de vegetais, legumes e frutos secos e pobre em gorduras saturadas. Consome-se muito pouca carne vermelha e leite, excepto em queijos e iogurtes. A prática desta dieta tem uma incidência menor em doenças cardiovasculares e cancros que em outras partes do mundo.