domingo, 9 de fevereiro de 2014

Atividades do 4ºF



O guarda-chuva

Ando à chuva
Chove, chove sem parar
Coitadinho do guarda-chuva
Nenhum sítio para se abrigar.

Tão triste, tão triste que ele estava
Para o céu ele falou
Pediu um bocadinho de sol
E logo o dia melhorou.

      Ricardo Reis
                      
……………………………………………………………………………….

O meu lindo guarda-chuva
É azul da cor do céu
Sempre que saio à rua,
Protege-me como um chapéu.

O meu guarda-chuva
 é muito engraçado
Nos dias de sol, fica bem guardado
Mas, nos dias de inverno,
Anda sempre agitado.

      Leonardo
                                    
…………………………………………………………………………..

Vou abrigar-me
Da chuva que molha
Debaixo do meu guarda-chuva
Que toda a gente olha
Abriga-me, quando a chuva cai
Fecha-se
Quando o sol brilha
Ele é meu amigo
Nos dias de chuva
Anda sempre comigo.
      
      Lara Gonçalves
                                 
...................................................................................................................
                     
Tenho um guarda-chuva
Branco e azulinho
Levo-o pela rua
Com muito jeitinho.

Mal comece a pingar,
O guarda-chuva abrirei
Chova muito ou chova pouco
Esse objeto é o rei.

De capa impermeável
Para a água não passar
De armação bem resistente
Para o vento não estragar.

E com isto eu termino
A casa estou a chegar
Graças ao meu guarda-chuva
Bem sequinha vou entrar.

      Sofia Daniela
          


A maior Flor do mundo de José Saramago

Esta história fala de um menino que, um dia, saiu da sua aldeia, e, aos saltitos leve como as aves, foi até ao cimo de uma colina, onde encontrou uma flor toda murcha, caída no chão.
O menino percorreu o mundo todo para ir buscar água, para salvar a flor. Ele encheu o côncavo da mão, ou seja, a concha que se pode fazer com as mãos, vinte vezes, mas, enquanto corria o mundo, iam caindo gotas, por isso, quando chegou, tinha apenas três gotinhas. O menino regou a flor e ela logo se ergueu, ficando direita e aprumada. Como estava cansado, deitou-se debaixo da flor, à sua sombra. Passaram horas e horas, e os pais do menino começaram a ficar preocupados e foram à sua procura, juntamente com outras pessoas da aldeia. Depois de muito procurarem, encontraram-no debaixo daquela flor gigante.
O menino foi muito persistente e, mesmo fazendo muitos sacrifícios, não desistiu de salvar uma simples flor. Tal como ele, devemos esforçar-nos para conseguirmos aquilo que queremos e nunca desistir.

      
      André



 

Sem comentários:

Enviar um comentário